Liga Pomerodense De Desportos
 Usuário: Senha:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS  
16/05/2024
 
..................................................
15/05/2024
 
..................................................
04/05/2024
 
..................................................
  NOTÍCIAS  
 LPD - Floresta - 67 anos de atividades ...
 
Associação Esportiva Floresta completa 67 anos de fundação
Testo Notícias
08 Janeiro 2016 - 09:32:57

Fundado em 06 de janeiro de 1949, o Floresta completou na última quarta-feira 67 anos de fundação. Durante as seis décadas de atuação, o clube conquistou diversas competições importantes a nível municipal, como o Campeonato da Liga Pomerodense de Desportos. O verdão, como é conhecido pelos torcedores, levantou a taça nos de 1992, 1995, 1996, 1997, 2000, 2001, 2002, 2003 e se tornou vice-campeão em 2005. Também venceu por várias vezes o campeonato da Liga de Blumenau. A nível estadual também conquistou títulos para cidade, como no ano de 2002, na qual representou a cidade mais alemã do Brasil nos Jogos Abertos de Santa Catarina, realizados em Lages, nas modalidades de futebol e futsal. O clube também possuí vários títulos nas categorias menores. No ano 2000, foi fundada a escolinha de futsal e em 2006 a escolinha foi estendida ao futebol de campo.
A atual sede social inaugurada em 21 de março de 2003 está localizada na Avenida 21 de Janeiro no centro de Pomerode. Possuí uma estrutura com campo de futebol, arquibancada, ginásio de esportes e um restaurante. Mas o primeiro campo do clube, e onde foram realizadas as primeiras partidas, era situado na Rua Alex Wachholz, também no centro, em um terreno pertencente ao avô de Fritz Wachholz, 69 anos, que entre os amigos do clube é chamado de: “O último dos Moicanos”. Hoje o lugar onde o campo existia é uma rua com várias casas e trânsito fluente.
Fritz lembra que já jogava no campo desde os 13 anos, quando o clube ainda se chamava São Lourenço Futebol Clube. Em dias de jogos, o avô de Fritz, precisava no final da tarde tratar e ordenhar as vacas e como os jogos às vezes se estendiam até às 18h e o público demorava pra ir embora, isso gerava um incômodo para a avó de Fritz, Carolina, e principalmente para o gado que precisava esperar.
O avô de Fritz Wachholz gostava de futebol e incentivava muito os jogos. Não ganhava nada para ceder o campo, mas os incômodos com o gado fez ele desistir de sediar os jogos. Então o clube comprou o terreno onde atualmente funciona.
.....................
FLORESTA
08/01/2016 - Uma história de conquistas
Jornal de Pomerode
Um dos clubes mais tradicionais de Pomerode está situado no Centro. Fundado em 06 de janeiro de 1949, a então Sociedade Esportiva Floresta iniciou sua trajetória de sucesso no campo localizado entre as Ruas Alex e Fritz Wachholz, com o nome de São Lourenço. As atividades da equipe de futebol se desenvolveram no início da década de 40. Posteriormente, a equipe mudaria seu nome para Sociedade Esportiva Floresta, passando a funcionar em uma nova sede. Já no novo campo, em 1962, que fica na Avenida 21 de Janeiro, o Floresta formou o time dos magros.
Mário Jung foi o primeiro presidente da entidade. O Floresta teve como sócios fundadores o próprio Mário Jung, Alvin Henning, Lauro Germano Otto Harbs, Augusto Guilherme Schwanke, Osmar Rodrigues, Arthur Heinrich Kramer, Gustav Weber, Conrado Buerger, Victor Zastrow, Arno Weege, Ludwig Pajenkamp, Conrado Hass, Ludwig Joseph Basten, João Giovanella, Germano Selke, Rubens Wachholz, Haimo Kasulke, Hans Buerger, Quito Blank, Conrado Selke, Willi Germano Schwanke, Victor Weege, Willi Hass, Eugênio Hasse, entre outros. Com um vasto currículo de conquistas, o Floresta tem diversos títulos importantes, entre eles, o Campeonato da Liga Pomerodense de Desportos (LPD) nos anos de 1992, 1995, 1996, 1997, 2000, 2001, 2002, 2003 e vice-campeonato em 2005.
Também participou, junto com a Prefeitura Municipal de Pomerode, dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), em Lages, nas modalidades de futsal e futebol, no ano de 2002. Pelas categorias menores, o Floresta também tem tradição de títulos. A equipe sagrou-se campeão no futebol de campo em 2007, na categoria mirim e da 1ª Copa JP de Futebol Menor. No ano seguinte, pela categoria sub-13 de futsal, foi campeão da 12ª edição do Sapinho de Verão, além de representar Pomerode em diversas competições pelo Estado.
Em 2000, teve início a Escolinha de Futsal, tendo como idealizador Jelson Luiz da Silva e o então presidente, Wanderlei Pedrini. Ainda com a mesma presidência, em 2006, começaram os trabalhos com a escolinha de futebol de campo. No ano de 2007, a Sociedade Esportiva Floresta passou a ser denominada Associação Esportiva Floresta, tendo como presidente Elvis Alberto Maass. A Associação Esportiva Floresta também conta com uma sede social, que foi inaugurada em 21 de março de 2003, na gestão do presidente Wanderlei Pedrini, vice Paulo Maurício Pizzolatti e os diretores Alcides Hackbarth, Arlindo Ewald, Elias Martins, Gerson Burger e Valcides Pedrini. Em 2015, o Floresta conseguiu inaugurar seu novo espaço onde estão todos as inúmeras conquistas e fotos da equipe ao longo da seu atuação. Arlindo Ewald, mais conhecido como Leke, atual presidente do Floresta, mas que vive o clube desde a infância, destaca a inauguração da sala de troféus. "Esta obra foi iniciada na gestão do então presidente Ivanor Giese, o popular Noca. Eu não me conformava em ver os troféus expostos com a devida grandeza que o clube merece. Motivo de orgulho. Minha ideia é aumentar ainda. Foi com certeza um do momentos mais importantes para o Floresta. Tanta história não pode ficar escondida. Acompanho o Floresta desde muito tempo e para mim ser presidente da entidade é motivo de muito orgulho. Olho não só para o time de futebol, mas o Floresta como um todo, como sua estrutura". Segundo Leke, atualmente são 70 sócios que ajudam a manter o clube em funcionamento.
Dos bastidores do time, para dentro de campo, um dos jogadores pomerodenses lembrados com muito carinho é Vitor Goede, hoje com 72 anos. Zagueiro clássico. Torcedor assíduo dos jogos desde o antigo São Lourenço, quando criança, foi jogador do clube entre os anos de 1958 e 1986. Diante de tanta história nestes 66 anos de existência, o clube teve inúmeras conquistas e muitos jogadores marcaram a história vitoriosa do Floresta. Goede lembra que, inclusive, nos anos 60, o clube disputava o campeonato profissional de futebol, junto com Olímpico, Guarani, Palmeiras, Tupi, entre outros times da região.Vitor trabalhou durante 35 anos na Porcelana Schmidt. Ao fim do expediente, o ex-jogador lembra que a equipe fazia seus treinos. "Nós sempre começamos cedo no trabalho, na Porcelana Schmidt e depois íamos jogar. Até escurecer. A maioria trabalhava nas duas maiores empresas da cidade, a Weege e Porcelana, então tínhamos um grupo bom para jogar. Quinta-feira era nosso coletivo, com todos. Existia uma programação. Tínhamos calendário. Sempre partidas final de semana, com oito ou dez clubes. Era muito bom".
Sobre um ano especial de conquista, Vitor cita o ano de 1977, quando a equipe levantou o troféu de campeão da Liga Blumenauense de Futebol. "Sempre acompanhei e me dediquei muito ao clube. O grupo de 1977 foi uma família, que chamamos de família florestina. Se doava ao máximo em troca de nada. Foi um prazer. O reconhecimento que tenho hoje, em qualquer canto que vou a Pomerode, é gratificante. Escutar as pessoas reconheceram todo o trabalho feito pelo futebol da cidade, é bom".
Goede, por diversos anos capitão da equipe, foi o jogador que ergueu a taça de 1977. Por se destacar no futebol, o ex-jogador contou que teve a oportunidade de jogar profissionalmente. "Tive a oportunidade de jogador profissionalmente. Mas por causa da família e trabalho não fui. Pagavam na época um salário mínimo mais passagem de ida e volta de Pomerode a Blumenau". O convite para jogar profissionalmente foi do Olímpico, de Blumenau. "Não quis me aventurar. Já era casado e tinha um emprego fixo", relata Goede, que afirma que o futebol representou um esporte que realmente fez ele sentir alguém. "Julgo que fiz minha contribuição ao futebol pomerodense", encerra o ex-capitão florestino.
Toda a equipe do Jornal de Pomerode parabeniza os sócios, membros da diretoria, colaboradores e torcedores, pelo aniversário de 67 anos do Floresta.





Ler mais sobre esta notícia
 
Data: 08/01/2016
Fonte: LPD - AN
ANUNCIO