Liga Pomerodense De Desportos
 Usuário: Senha:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS  
16/05/2024
 
..................................................
15/05/2024
 
..................................................
04/05/2024
 
..................................................
  NOTÍCIAS  
 LPD - ARM Porath - 19 anos de história ...
 
Jornal de Pomerode
07/03/2016 - Dezenove anos de história
A Associação Recreativa Móveis Porath foi fundada em 1º de novembro de 1996 pelos sócios e todos os colaboradores da Móveis Porath devidamente registradada. A atual presidente da Associação, Relita Porath, atleta conhecida no município por suas conquistas em corridas, no futebol e em demais modalidades, conta em entrevista ao Jornal de Pomerode, sobre a história da Associação. "Na época, nossa motivação para criar a Associação foi porque os colaboradores da empresa da época já praticavam o futebol depois do expediente nas sextas-feiras. O sócio Rolf Porath, também praticante do esporte, foi o idealizador da ideia. Foi quando nosso pai, Vigando Porath, sócio e fundador da Móveis Porath, cedeu um terreno e doou o serviço de terraplanagem para a construção do campo e também sua sede".
Relita revela que, no início, o apoio de todos os colaboradores fez com que o projeto ficasse pronto, se tornando a grande Associação que é hoje. "Então, houve uma grande parceria onde todos ajudaram na plantação da grama para o campo de suíço. A sede foi construída com recursos arrecadados pelos sócios com a realização de eventos como bingos e torneios de futebol suíço masculino. Mesmo com poucos sócios, quem frequentava na época se admirava como conseguimos realizar este projeto e a resposta foi: União de todos!".
Um dos grandes destaques da Associação, foi, e ainda é, o futebol feminino, que brilha nas quadras e traz grandes conquistas. "Em 1997, juntei minha família de mulheres, primas, irmã, cunhada e sobrinha, para formarmos uma equipe, e a outra foi formada pela esposa de um colaborador, Marli Velz, que chamou colegas de trabalho e vizinhas da Associação.
Realizamos nossa primeira partida, e, depois dela, a equipe foi se formando aos poucos. Eu que gostei de futebol desde criança, influenciada pelos meus irmãos, Rolf e Rosana, montei a equipe que se chamaria Feminino Porath. Em 1998, meu esposo, Jonas Gretter, assumiu toda a coordenação Técnica da Equipe, e foi pioneiro na organização do 1º Campeonato Regional de Futebol Suíço, com o apoio da Liga Pomerodense. Jonas também é o idealizador do Torneio Dia Internacional da Mulher Futebol Sete, que neste ano, em 6 de março, chega em sua 10ª edição".
Após tanto tempo a frente desta equipe, e agora, presidente, Relita revela que se sente orgulhosa por todas as conquistas obtidas pelo Feminino Porath e agradece a todos os técnicos que já passaram pela equipe. "Há 19 anos a frente da equipe que leva o meu nome, sou a "Mami" do Futebol Feminino Porath, e me orgulho muito disso. O Futebol me trouxe amizades valiosas, experiência e aprendizado para minha vida como pessoa. O futebol, sendo um esporte em equipe, tem como base o respeito. Gostaria de deixar um agradecimento aos que já passaram como Técnicos pela nossa equipe. Arlindo Arndt, que foi técnico do Suíço em 1997; Márcio Selke, técnico do suíço em 1998; José Mark, Suíco e Campo em 2006 e 2007; Cleysson Policena, técnico do Futsal em 2010; E Jelson da Silva, do Futsal em 2012 a 2013".
Dentre as jogadoras da família do Feminino Porath, relita destaca duas, que a acompanham desde o início, permanecendo até os dias de hoje: Anastácia Volkmann, prima e zagueira, e Milena Rodrigues, que é amiga da família e atacante do time. "Sou conhecida como a Ana do Feminino Porath. Participei desde o primeiro jogo, Time das Primas, e daí para frente não paramos mais. Vieram amistosos, campeonatos, além de torneios em outras cidades. Eu tive a honra de participar de quase todos os jogos, dos quais destaco os primeiros Campeonatos nas Categorias Suíço, em 1997, e Campo, em 1998, a nível estadual, que nos trouxeram experiência e conhecimento das dificuldades e desafios de um campeonato deste porte. Depois de toda a caminhada jogando na grama, me aventurei também no Futsal, que foi totalmente novo para mim. E, em 2010, veio o nosso primeiro título nessa categoria. Foi o sinal verde de que somos um time de mulheres capazes e de superação. Somos uma família. Além do esporte, a amizade nos une. Em nosso time, tivemos idas e vindas de novas meninas, mas na essência permanece o nosso amor pelo esporte", revela Anastácia.







Ler mais sobre esta notícia
 
Data: 08/03/2016
Fonte: LPD-JP
ANUNCIO